A importância do trabalho do Orientador Educacional

A Escola deve respeitar a individualidade de cada um proporcionando experiências e vivências significativas que venham contribuir  para  que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa. Também deve oferecer uma Educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento e crescimento do ser humano. É, então, o local onde os alunos buscam a orientação necessária para a realização de construções que possibilitem esse desenvolvimento. Nesse contexto, a atuação do Orientador Educacional é de grande importância. Ele deve atuar como um elo entre Escola e Família , Corpo Docente e Alunos , buscando sempre uma parceria para alcançar o bom desenvolvimento das competências de seus educandos , a fim de levá-los a realizarem-se da melhor forma possível e sob todos os aspectos.

O Orientador deve fornecer espaço ao aluno para que ele aprenda a exercer sua autonomia, sabendo que ele mesmo é responsável por suas escolhas e tem o dever de tentar resolver seus problemas, mesmo que necessite do auxílio de uma outra pessoa, neste caso, o Orientador Educacional.

Assim, a Orientação Educacional é regida por uma série de princípios, dentre os quais destacamos: a orientação para a autoconfiança, independência autonomia e cooperação. A OE deve auxiliar o educando quanto ao seu autoconhecimento, à sua vida intelectual e à sua vida emocional.

A construção aberta para o diálogo, a troca, o respeito, o prazer pelo conhecimento, a valorização do ser humano, o olhar diferenciado e, principalmente o saber se colocar no lugar do outro são as “ferramentas de trabalho” do Orientador Educacional. Ele deve ter como meta não somente o pleno desenvolvimento dos alunos, mas, futuramente, a participação ativa dos mesmos em busca de uma sociedade constituída de cidadãos que gozam de liberdade e autonomia, e, ao mesmo tempo, entendem  quais são seus direitos e responsabilidades, possibilitando uma convivência harmoniosa.