“COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA”

Fundado em 1934

“EDUCAR É FORMAR A MENTE, O ESPÍRITO E O CORAÇÃO”.

Teresa de Saldanha (Fundadora das Irmãs Dominicanas)

O Colégio Santa Catarina de Sena é dirigido pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, uma Congregação fundada pela Madre Teresa de Saldanha (1837-1916) desde 1866.

As Irmãs Dominicanas buscam o absoluto de Deus, encarnando a contemplação e a ação, numa atenção permanente aos apelos de Deus no mundo. Para tal incorporam os elementos fundamentais para do carisma Dominicano: a oração, a vida fraterna em comunidade, o estudo e o apostolado. Pretendem viver e expressar a misericórdia em gestos, serviços e fundações de educação, de solidariedade e compaixão para criança, jovens e idosos. Querem dilatar e perpetuar a obra de Teresa de Saldanha junto dos pobres, dos famintos das crianças e jovens etc.

Desde 1934 elas têm o Colégio Santa Catarina de Sena como uma oportunidade para concretizar o seu ideal de “Fazer o bem sempre e onde seja possível”. Com o seu caráter aberto, elas procuram estender seu ideal a toda comunidade escolar, de maneira que, em união com a comunidade educativa, buscam formar uma grande corrente do bem com seus educadores e todas as pessoas que frequentam o Colégio.

No decorrer do processo educativo, oferecem uma educação que engloba o desenvolvimento harmonioso das faculdades intelectuais, morais e espirituais dos seus educandos. Estes, por sua vez, têm um ambiente favorável para aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. Trata-se de um aprendizado que se constitui num sólido alicerce para obter personalidades firmes e responsáveis, competentes, solidárias e preparadas para enfrentar a competitividade sempre presente tanto no mercado universitário como no do trabalho.

O Colégio espera que os seus membros, imbuídos pelo espírito de misericórdia, solidariedade e amor ao próximo e, sentindo a urgência de fazer algo na Igreja e na sociedade, continuem com o ideal de fazer o bem sempre e onde quer que estejam, dando assim um contributo qualitativo na transformação da sociedade.

Grande tem sido a nossa gratificação pelos ex-alunos que sempre nos visitam com muitas saudades. Que bom saber que estão bem posicionados na vida!

Deus abençoe tanto os ex como os atuais membros do Colégio.

A Direção.

DADOS HISTÓRICOS IMPORTANTES

• Inicio do funcionamento da Escola: 19 de março 1934.
  • Nome: Externato Santa Catarina de Sena.
  • Endereço: Rua Martiniano de Carvalho, 22 e 24.
  • Autorizado para funcionar sob o n, 1.339, no dia 7 de maio de 1934.
  • Cursos: Pré-primário e Primário Fundamental.
  • Ginásio: 18 de novembro de 1957.
  • Transferência para a Rua Manuel de Nóbrega, 307: dia 12 de dezembro de 1945.
  • Escola Normal Particular Santa Catarina de Sena: 9 de novembro de 1965.
  • Colegial: 12 de março de 1969.
  • Reconhecimento final dos cursos de Primeiro e Segundo Graus com Habilitações Profissionais.
  • Habilitação Específica de Segundo Grau para o Magistério: 13 de junho de 1978.