Como Escola Católica e Dominicana, a filosofia que nos orienta é humanística e inspira ideais de liberdade, solidariedade, justiça e fraternidade.

PROJETO PEDAGÓGICO

Busca recriar o “homem novo” do Evangelho, uma sociedade digna que possa desenvolver –se como ser humano. Assim, nós, Educadores Dominicanos, vemos as pessoas como:

• Um ser em construção, chamado a ser uma pessoa nova segundo o Evangelho;
  • Um ser histórico, com capacidades para influenciar positivamente nos processos da vida;
  • Um ser livre para doar-se aos outros;
  • Um ser arauto da Verdade que não só se descobre, mas que se vive e crê;
  • Um ser integrado;
  • Um ser comunitário.

O projeto pedagógico do Colégio Santa Catarina de Sena sugere quatro pilares como princípios básicos de todo trabalho realizado:

• Aprender a conhecer
  • Aprender a fazer
  • Aprender a ser
  • Aprender a conviver

Para que o processo ensino- aprendizagem atinja seus objetivos, os alunos se tornarão leitores críticos e autônomos.

A metodologia que envolve nosso sistema educacional acompanhará os seguintes parâmetros:

• Enfatizar a elaboração escrita em todas as disciplinas e não somente em Língua Portuguesa;
  • Estimular o aluno a pensar e raciocinar concretamente através de materiais concretos;
  • Utilizar a tecnologia como apoio pedagógico em várias disciplinas;
  • Apresentar conteúdos significativos de acordo com o nível de maturidade e grau de interesse partindo de uma troca de experiência entre Educador e Educando.